
Estudos ambientais em geral, têm como objetivo levantamentos dos diversos aspectos naturais e dos eventuais impactos causados pelo homem. Para um estudo ambiental bem executado, devem ser consideradas e descritas todas as características naturais, geográficas e de ocupação do solo da área de estudo e de seu entorno.
A utilização de drones em estudos ambientais tem tido grande aplicabilidade em estudos ambientais, uma vez que, é possível ter outra perspectiva da área estudada, permitindo que a equipe técnica, não fique limitada apenas no ponto de vista plano da área, tendo assim, uma visão macro e atualizada do que se espera estudar.
Com a geração ortomosaico georreferenciado, índices de vegetação, modelo digital de elevação e os demais produtos decorrentes da aerofotogrametria, a equipe técnica possuirá dados que comumente não são possíveis obtê-los sem levantamentos aéreos, possibilitando conclusões e discussões mais aprofundadas, precisas e embasadas dos aspectos ambientais estudados, além de permitir mensurações e mapeamentos mais seguros.
Além das vantagens na qualidade final do estudo, há também vantagens à equipe executora do estudo durante os levantamentos de dados em campo. Um levantamento de imagens aéreas prévia à incursão, irá ajudar no planejamento das atividades e logística da equipe de campo, otimizando os tempo e recursos dos trabalhos, o que irá refletir na qualidade e valor do serviço prestado.