Grupo Avistar Engenharia atua na execução de programas e ações de comunicação social voltadas à gestão ambiental em obras de engenharia. Os programas de comunicação social englobam ações de divulgação do empreendimento e a elaboração de estratégias que permitam um diálogo direto entre empreendedor e sociedade, com o intuito de criar uma relação de confiança, baseada na transparência da disponibilização de informação e que possibilita a participação da comunidade nas diferentes fases construtivas do projeto.

As ações de comunicação social são um importante recurso para mitigação de problemas socioambientais causados por empreendimentos de médio ou grande porte.

Para a bióloga Maria Júlia da Rosa, que atua na realização de ações deste tipo em contratos da Avistar em Florianópolis, a comunicação social exerce diferentes papéis, além de manter a população informada sobre o andamento da obra. “As ações buscam conhecer as demandas da comunidade e alinhar suas expectativas, atuando para tentar diminuir possíveis conflitos que ocorram entre população e a implantação das obras”, destaca.

A execução das ações de comunicação requer a formação de uma equipe com profissionais especializados em diferentes áreas de atuação que variam entre Engenharia, Biologia, Jornalismo, Design Gráfico, Serviço Social, Educação Ambiental, entre outros.

Entre as ações previstas por programas de comunicação social já executados pela Avistar, estão:

  • Mapeamento socioambiental de áreas diretamente afetadas pelo empreendimento com aplicação de questionários para levantamento de informações e obtenção de conhecimento sobre a realidade socioambiental da comunidade;
  • Comunicação social da população do entorno das obras com aviso sobre as atividades de execução de obra e distribuição de material gráfico informativo;
  • Ações de promoção/divulgação da obra em área pública para atender a população e prestar esclarecimentos;
  • Organização de eventos e reuniões com lideranças comunitárias;
  • Realização de treinamentos e diálogos de integração com colaboradores para capacitação em diferentes temas relacionados ao empreendimento e a relação com a comunidade;
  • Produção de notícias, fotografias, vídeos para divulgação em mídia, canais de comunicação da empresa ou redes sociais;
  • Elaboração de materiais gráficos de caráter informativo como flyers e cartazes voltados à divulgação de informação na comunidade ou uso interno no canteiro de obras.

 

O trabalho de comunicação social aplicado em obras de engenharia é uma grande oportunidade para o empreendedor criar uma via de contato e estabelecer um vínculo de confiança com a sociedade.

Além da mitigação dos impactos socioambientais, a transparência e a boa relação com a comunidade trazem credibilidade e reconhecimento para a empresa.

O Grupo Avistar Engenharia tem experiência na execução de programas de comunicação social. Entre nossos clientes, estão a Autopista Planalto Sul, com a execução do Programa de Comunicação Social – PCS das obras de duplicação da Rodovia BR 116/PR nos trechos Curitiba/PR, Fazenda Rio Grande/PR e Mandirituba/PR, entre 2015 a 2017; e a construtora Itajui Engenharia de Obras, com dois contratos em vigência em Florianópolis. Ambos, iniciados em 2020 e relacionados à ampliação de sistema de esgotamento sanitário na capital catarinense.

Para saber mais sobre as ações de comunicação social e os diversos ramos de atuação do Grupo Avistar Engenharia, entre em contato com a gente. Possuímos uma equipe de profissionais altamente capacitados, prontos para auxiliá-lo no objetivo de tornar o seu empreendimento mais sustentável.