A execução de atividades relacionadas à comunicação social em obras de engenharia é fundamental para se estabelecer uma via de contato entre empreendedor e sociedade. É imprescindível organizar as informações a respeito das etapas da obra, cronogramas, eventos, impactos e benefícios que o empreendimento pode trazer à comunidade e à região de implantação e veiculá-las para a população de interesse. Porém existem outras atribuições interessantes que podem ser desenvolvidas pelo trabalho de comunicação.

“Do ponto de vista socioambiental, a comunicação social desempenha um importante papel para mitigar os impactos causados e buscar a melhoria do processo de gestão ambiental da obra. Para isso, é importante que haja uma ação conjunta entre os diferentes profissionais de engenharia, equipe socioambiental (que atua diretamente no atendimento à população) e jornalistas”, destacou a sócia-diretora e gerente de comunicação do Grupo Avistar Renata Muzzolon.

O trabalho de comunicação social é organizar a informação vinda das mais diferentes fontes e antecipá-la à comunidade para mitigar os possíveis impactos na vida cotidiana e controlar a expectativa da população da área diretamente afetada. Não basta apenas promover o empreendimento e as ações positivas, também é necessário criar práticas que possibilitem a participação dos diferentes setores da sociedade e, especialmente, da comunidade local, fazendo um intermédio com a empresa e o trabalho desempenhado em campo.

O Grupo Avistar Engenharia realiza o trabalho de comunicação social nas obras de implantação dos sistemas de esgotamento sanitário – SES Insular e SES Saco Grande em Florianópolis. Por se tratar de dois empreendimentos de grande porte, há uma divergência de expectativas da população que variam entre a necessidade da ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto e o impacto provocado pela obra no entorno da área do empreendimento. No caso específico do SES Saco Grande, a área de impacto direto da obra é próxima a Estação Ecológica de Carijós, importante região de proteção ambiental na cidade, o que gera uma preocupação maior em relação a possíveis danos ambientais à área. Essas divergências de expectativas requer um trabalho de mediação da equipe de comunicação, que possa solucionar as dúvidas da população.

Nas obras de implantação dos SES Insular e SES Saco são desenvolvidas as atividades de mapeamento socioambiental, visitas domiciliares, organização de atividades que promovam a participação e o diálogo com a comunidade, realização de atividades de educação ambiental, produção de material gráfico informativo, produção de releases sobre a obra e divulgação dos programas ambientais desenvolvidos e o resultado das atividades de monitoramento.

Os trabalhos de gestão ambiental e comunicação social das obras do SES Insular e SES Saco Grande são realizados em contrato com a construtora Itajui Engenharia de Obras e serão desenvolvidos durante todo o processo de implantação, pré-operação e operação do empreendimento.

Por Renato Botteon