Cobra d'água (Erythrolamprus miliaris).

Preservando a biodiversidade local e garantindo a segurança dos colaboradores: estratégias de Afugentamento e Resgate em obras de infraestrutura em Florianópolis.

 

Acompanhando a supressão da vegetação, necessária para a implantação de obras de infraestrutura, os colaboradores da base de São José/SC do Grupo Avistar Engenharia executam, ao longo dos últimos três anos, um importante trabalho de afugentamento e salvamento de fauna na região.

 

Cobra d'água (Erythrolamprus miliaris).

Cobra d’água (Erythrolamprus miliaris).

 

O Afugentamento de Fauna consiste na aplicação de ações adequadas e eficientes para redirecionar os animais que surgem nas frentes de trabalho, especialmente durante a etapa de supressão de vegetação.

Por meio desse método, busca-se conduzir os animais para regiões afastadas das áreas de intervenção, proporcionando-lhes um ambiente seguro e preservando seu habitat natural.

Em casos em que o afugentamento não é viável e os animais correm risco de serem afetados pelas atividades de construção, é necessário recorrer ao procedimento de Resgate de Fauna.

 

Serpente dormideira (Dipsas neuwiedi).

Serpente dormideira (Dipsas neuwiedi).

 

Esse processo envolve o salvamento e retirada dos espécimes do local, seguido da sua soltura em áreas de vegetação que não serão afetadas pela supressão, mas que mantêm características semelhantes ao seu habitat original.

Em casos de alterações comportamentais, físicas, fisiológicas ou ferimentos, os veterinários assumem a responsabilidade de administrar os cuidados adequados, incluindo sedativos, fármacos e procedimentos cirúrgicos, até que os animais estejam prontos para serem reintegrados à natureza.

 

Realocação de ninho: retirado de uma estrutura da obra e colocado nesse suporte.

Realocação de ninho: retirado de uma estrutura da obra e colocado nesse suporte.

 

Luis Pukanski, coordenador da base de São José-SC, destaca a importância dessas ações, ressaltando que a atuação da equipe ocorreu em ambientes distintos: parte em área de regeneração de mata nativa com presença de vegetação exótica, com influência de urbanização em seu entorno, mas também em localidades próximas a áreas de conservação de manguezais, e ocorrências de brejos.

Durante a execução do programa, que mitigou os impactos sobre a fauna silvestre local, foram registradas diversas espécies, incluindo teiús, aves, serpentes, um quelônio e até mesmo uma fêmea de jacaré de papo amarelo.

 

Jacaré-de-papo-amarelo ( Caiman latirostris).

Jacaré-de-papo-amarelo ( Caiman latirostris).

 

Segundo ele, o trabalho realizado visa não apenas garantir a integridade dos animais, mas também assegurar a segurança dos trabalhadores envolvidos na obra. “O manejo adequado realizado por uma equipe devidamente habilitada, em conjunto com a orientação e conscientização das equipes executoras, ajuda a evitar possíveis acidentes envolvendo a fauna silvestre e os colaboradores.”

 

Realocação de ninho: retirado de uma estrutura da obra e colocado nesse suporte.

 

Além deste trabalho de afugentamento e resgate da fauna em Florianópolis – SC, o Grupo Avistar Engenharia realiza, na mesma área, um programa de monitoramento da biota aquática e costeira.

Para saber mais sobre afugentamento e resgate de fauna, faça o download do nosso ebook.

texto: Ascom