A equipe de geologia e meio ambiente da Avistar Engenharia encerrou no dia 18 de janeiro de 2017 o Monitoramento de Ruídos e Vibrações Gerados pelas Detonações no ponto CO-05 (km 217+820 ao km 217+940). O monitoramento faz parte do Subprograma de Controle, Minimização e Monitoramento de impactos provocados pela Construção dos Túneis e de Áreas de Desmonte de Rocha das obras de implantação do Contorno Viário de Florianópolis.

Com um total de 18 eventos monitorados, os desmontes somam um volume aproximado de 107.635 m³ de rocha fragmentada e retirada do local para uso diverso na obra do Contorno. As atividades de desmonte com uso de explosivos no Ponto CO-5 durou 10 meses.

O serviço prestado pela Avistar tem por objetivo monitorar e analisar o impacto das vibrações e ruídos (air-blast) causados pela detonação de maciços rochosos, a céu aberto e túneis, na obra do Contorno Viário de Florianópolis. Os dados de ruído e vibração são medidos pelo equipamento Sismógrafo e registrados em um sismograma.

Segundo o geógrafo da Avistar, Rubens Vicente Mesquita, o Sismógrafo é fundamental para o serviço de Monitoramento de Ruídos e Vibrações. “Os monitoramentos são importantes para garantir o controle do conforto ambiental e a segurança dos colaboradores envolvidos e da comunidade local”, destacou Mesquita.

O resultado positivo do monitoramento mostra que a continuidade das medidas adotadas para controle das detonações vem mantendo os valores de ruídos e vibrações dentro dos limites indicados pelas normas brasileiras vigentes.

Sobre o Contorno Rodoviário de Florianópolis: o contorno é uma nova rodovia que está sendo implantada para desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da Grande Florianópolis. O traçado passa pelos municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça. Para um trecho de 47,6 quilômetros, o Instituto de Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) já emitiu a Licença de Instalação para a execução da obra, que está em andamento desde 29 de maio de 2014, quando os trabalhos começaram no Trecho Intermediário. Os serviços no Trecho Norte começaram em 27 de abril de 2015. O Contorno Rodoviário de Florianópolis terá 50 quilômetros de extensão e é a principal obra da Autopista Litoral Sul, do Grupo Arteris.

Paralelamente à obra, a Autopista Litoral Sul desenvolve ações que minimizam os impactos sobre a natureza e também sobre as comunidades no local e entorno das obras. A concessionária tem como meta principal o cuidado com as atividades que possam afetar o meio ambiente e executa ações para evitar danos e mitigá-los. No total, a Autopista Litoral Sul executa 13 Programas Ambientais no local.

Para mais informações sobre as detonações de rochas, acesse: contornodeflorianopolis.autopistalitoralsul.com.br