
Atualmente, quase a totalidade dos objetos que usamos em nosso dia-a-dia teve, em algum momento, uma pequena contribuição das atividades de mineração. Seja através de um componente, como nos casos dos metais dos smatphones ou então da areia para a construção de nossas casas, estes elementos tiveram que ser explotados da terra e transformados para que pudéssemos usufruir de conforto ou praticidade.
Para explotar qualquer bem mineral é imprescindível conhecer a história geológica do local, a configuração e geometria das camadas rochosas e desenvolver uma melhor estratégia para alcançar o bem mineral desejado.
Todo este estudo prévio é fundamental para que o engenheiro de minas tenha condições suficientes para planejar, desenvolver e aplicar o método mais adequado para extrair o bem mineral da rocha ou solo. Entretanto, o engenheiro de minas não está envolvido apenas no desenvolvimento do método de exploração, mas também nas atividades que integram todo o empreendimento.
Em Bom Futuro, na região de Ariquemes/RO, o Grupo Avistar desenvolve um trabalho de acompanhamento da exploração mineral da jazida de cassiterita (minério de estanho) desde os primórdios desta mina, cujas atividades na região tiveram start no início da década de 90.
O acompanhamento da Mina Bom Futuro iniciou com o geólogo e sócio proprietário do Grupo Avistar Renato Muzzolon e atualmente o engenheiro de minas, Mauro Candido Filho, integra as ações desenvolvidas por lá.
Dentre as atividades desenvolvidas que tem relação direta com a mineração estão vistoria das frentes de lavra e seus avanços e complementação/revisão dos modelos geológicos existentes.
“Porém, o escopo dos trabalhos não se restringe apenas à explotação da cassiterita. As atividades de controle e monitoramento ambiental têm sua importância considerando que o meio ambiente é impactado diretamente pelas ações da mineração, seja através do lançamento de efluentes do beneficiamento mineral (rejeitos) e sua disposição em barragens e o controle de recuperação de áreas já lavradas, por exemplo”, destacou o engenheiro de minas do Grupo Avistar Mauro Candido.
Na gestão dos barramentos da mina, são realizados os trabalhos de acompanhamento quinzenal e gestão documental/legislativa destas estruturas. E, recentemente, houve o início de treinamentos conjuntos com outros setores atuantes da mina, como a segurança e saúde no trabalho, destinados aos colaboradores da mina.