
A 1ª edição do Avistar Experience aconteceu no dia 28 de julho, em Curitiba (PR). O evento teve como objetivo integrar e transmitir conhecimento de algumas áreas do Grupo Avistar Engenharia, tais como Meio Ambiente, Geologia e Florestal, e reunir profissionais da empresa e duas participantes do público externo, proporcionando muita diversão, interação e troca de experiências.
Os participantes foram recepcionados com um café da manhã na sede do Grupo Avistar, conheceram o espaço e parte da equipe de colaboradores. Após a recepção, seguiram em direção à Escola Municipal de Sustentabilidade (antiga Unilivre), onde participaram da primeira atividade do dia “Aerolevantamento com Drone”, conduzida pelo engenheiro ambiental do Grupo Avistar/Avant Ambiental Ian Ribeiro, que apresentou aos participantes a importância do uso do equipamento nos trabalhos de consultoria ambiental e como funciona o preparo e levantamento de drone dentro de uma área de estudo. A segunda atividade “Inventário Florestal e Identificação de Espécies”, executada pelo engenheiro florestal Cilmar Dalmaso, destacou a importância do estudo e mostrou na prática como funciona a identificação de espécies florestais.
Para a engenheira ambiental e perita ambiental da Muzzolon & Peritos Associados Luiza Scarpim, o evento foi um momento de entretenimento, em uma mistura de cultura, técnica e diversidade. “Propiciar uma abertura assim para sociedade civil significa uma preocupação da empresa com sua função perante a sociedade, de transmitir o conhecimento acima de tudo. Durante esse momento de integração, fiquei surpresa e me agregou muito conhecimento a exposição do Ian Ribeiro sobre o uso de drone em aerolevantamentos. Apesar de ele estar muito próximo a mim, nunca me atentei a todos os desafios operacionais da sua atuação profissional. Utilizo o aerolevantamento cadastral executado por ele em quase todos meus laudos periciais, e durante o Avistar Experience pude observar de perto toda a operacionalização de um sobrevoo com drone e as possíveis dificuldades desse serviço”, destacou.
De acordo com o gerente técnico e engenheiro ambiental do Grupo Avistar Mauricio Oliveira, o Avistar Experience foi muito produtivo. “Compartilhar os momentos ao ar livre e em pontos de relevância ambiental e urbanística com a equipe e os convidados realmente foi uma experiência muito bacana. Além da exposição de conteúdos práticos, agrega bastante valor ao que é realmente executado na consultoria ambiental, e aprimora ainda mais o conhecimento e a importância de cada serviço”, disse.
A última ação do evento aconteceu no Parque Tanguá e foi conduzida pelo geólogo e sócio fundador do grupo Avistar Renato Muzzolon. O geólogo falou um pouco sobre a história, funcionamento e importância das pedreiras, e a transformação desses locais em espaços de lazer.
DEPOIMENTOS DAS PARTICIPANTES – para a engenheira ambiental Ana Beatriz Bastos Alves, a experiência proporcionada pela Avistar apresentou na prática como são realizados os estudos ambientais através de profissionais da área da geologia, engenharia florestal e engenharia ambiental. “A dinâmica desenvolvida foi ótima! A troca de experiências foi de alto nível demonstrando que a consultoria ambiental de excelência se faz com uma rede de profissionais de diversas áreas”, destacou.
Já para a estudante de engenharia ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Mirelly Lacerda Pinheiro, o Avistar Experience proporcionou aprofundamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma descontraída e prática, possibilitando conhecer melhor e mais de perto as diversas nuances da Engenharia Ambiental. “Desde que a experiência foi proposta e divulgada nas redes sociais, tive muita vontade de participar da atividade, pois, como disse na frase com a qual ganhei o concurso, essa experiência poderia acrescentar à minha formação como Engenheira Ambiental, conhecer novas pessoas e lugares na minha cidade. Entre as atividades, pude entender melhor sobre o sensoriamento remoto com drone, como é feito um inventário florestal e também sobre o histórico de utilização das pedreiras em Curitiba e a transformação desses locais em espaços públicos de lazer na cidade. Como já esperava, esta experiência realmente foi muito importante para a minha formação como Engenheira Ambiental, pois trouxe para a prática alguns conhecimentos que só havia visto na teoria, e me ajudou a entender e aprender melhor os assuntos abordados. Agradeço muito a Avistar Engenharia por me proporcionar esse momento único de imersão na Engenharia e Consultoria Ambiental, que com certeza vou lembrar e levar para a minha vida”, ressaltou.