
A construção civil é conhecida como um dos setores mais importantes para o desenvolvimento econômico e social do país, e um dos desafios desse setor é conciliar a atividade produtiva com as condições que conduzam a um desenvolvimento sustentável consciente. É uma questão que requer mudanças culturais e ampla sensibilização de toda cadeia.
A Gestão Ambiental adentra o campo do desenvolvimento sustentável, sendo responsável por organização de reuniões que envolvam assuntos ambientais, cronogramas de atividades, treinamento e capacitação dos colaboradores e acompanhamento da obra, que se faz por meio de relatórios e check-list redirecionados para ações corretivas.
Na obra de reforma, ampliação e modernização do aeroporto de Uberlândia, o Grupo Avistar Engenharia em contrato com a Construtora JL, incorporou-se aos procedimentos operacionais o serviço de Gestão Ambiental, que busca a redução de desperdícios, segregação dos materiais para reutilização no próprio canteiro, encaminhamento dos resíduos para reciclagem, e destinação para empresas licenciadas com a utilização de transportes (caçambeiros), entre outros.
Segundo a engenheira ambiental do Grupo Avistar, Nathália Ferreira Silva, o trabalho em parceria com a Construtora JL tem apresentado resultados na gestão ambiental. “Com a inserção dos diálogos ambientais e o monitoramento diário na obra foi possível reduzir a zero o número de caçambas encaminhadas com divergência para o aterro de construção civil, e o canteiro de obras encontra-se mais organizado. Além disso, ocorre a destinação dos recicláveis para duas cooperativas do município, colaborando assim com a fonte de renda de 300 famílias que dependem diretamente dos materiais doados por empresas parceiras”, destacou.
Implantar um programa de gestão ambiental em uma obra traz muitos benefícios, tais como: atendimento aos requisitos legais para o cumprimento das condicionantes, melhoria nas condições de limpeza/organização do canteiro, redução dos consumos de recursos naturais e, consequentemente, a redução dos resíduos. Tais ações melhoram a imagem da empresa e contribuem para sua valoração econômica.