O grupo Avistar Engenharia está realizando o trabalho de gestão ambiental em obras de implementação do sistema de esgotamento sanitário e de ampliação e modernização de duas estações de tratamento de esgoto – ETEs Insular e Saco Grande – em Florianópolis.

O serviço reúne uma série de ações de ordem técnica desenvolvidas para evitar e reduzir os impactos gerados durante as fases de instalação, pré-operação e operação do empreendimento, atendendo às licenças expedidas pelos órgãos de fiscalização ambiental.

“Dentre as principais atividades realizadas estão a supervisão ambiental, que assegura a execução dos programas de controle em todas as etapas da obra, o treinamento de funcionários para aplicação de procedimentos de proteção ambiental e o monitoramento do meio ambiente e das áreas diretamente afetadas. As medidas ordenam a atuação nos meios físico, biótico (fauna e flora) e socioeconômico e são determinadas no estudo ambiental realizado pré-obra”, destacou o sócio-diretor do grupo Avistar Engenharia Renato Muzzolon.

SES Insular

As obras do sistema de esgotamento sanitário – SES Insular iniciaram-se pela ampliação da estação de tratamento de esgoto. A ETE insular, principal estação de tratamento de efluentes da capital catarinense, responsável pelo esgoto de cerca de 150 mil habitantes da região central da cidade, terá sua capacidade de tratamento ampliada de 296 L/s para 612 L/s.

A ETE também passará por uma um processo de modernização do sistema de tratamento, operando em nível terciário, com a retirada de nitrogênio e fósforo.

O Grupo Avistar realiza os trabalhos de supervisão ambiental, comunicação social, gerenciamento de resíduos e o controle da eficiência do sistema de tratamento através do monitoramento da qualidade dos efluentes tratados e do corpo receptor.

SES Saco Grande

A obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário – SES Saco Grande prevê a construção de rede de coleta de esgoto, estações elevatórias, emissário e ampliação e modernização da ETE Saco Grande que atenderá os bairros da baía norte da ilha.

As atividades iniciaram-se em outubro do ano passado com a realização da campanha de coleta de amostras de água e sedimentos da baía e dos rios da região. Atualmente, a obra encontra-se em fase de terraplanagem e preparação do terreno onde serão erguidas as novas estruturas da estação.

O plano de gestão ambiental da obra compreende um total de 16 programas, todos executados pelo Grupo Avistar: supervisão ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos e da construção civil, controle de ruídos, controle de processos erosivos, controle de vetores, manejo da fauna, monitoramento de biota aquática costeira, monitoramento de blooms de fitoplâncton, monitoramento de águas e sedimentos, monitoramento do sistema de tratamento, salvamento arqueológico, educação ambiental e patrimonial e comunicação social.

Os trabalhos de gestão ambiental do SES Saco Grande e Insular são realizados em contrato com a construtora Itajui Engenharia de Obras.