
O projeto MapBiomas, rede colaborativa formada por universidades, ONGs, empresas de tecnologia e startups, está realizando o monitoramento da cobertura e uso da terra para identificar as transformações ocorridas no território brasileiro ao longo dos últimos 36 anos.
A rede faz a análise comparativa das imagens de satélite e aplica uma base de algoritmos própria para identificar com exatidão os diferentes usos do solo de forma remota. Através do conhecimento do uso da terra, é possível compreender a dinâmica de transformações ocorridas e buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais e das atividades econômicas
O projeto possui uma rede de pesquisadores que analisa diferentes eixos que abrangem todos os biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa, Pantanal) e diferentes atividades de interesse econômico (mineração, agricultura, silvicultura, pastagem, irrigação e zona costeira). Um dos pesquisadores envolvidos no projeto é o coordenador Vinicius Vieira Mesquita, que é atuante em frentes de trabalho com a Cerrados Mineração, agregando conhecimento e expertise ao time de profissionais do GRUPO AVISTAR ENGENHARIA.
Acesso à plataforma
O MapBiomas disponibiliza uma plataforma online para consulta pública com imagens, mapas personalizados e levantamento de dados sobre os diferentes eixos de pesquisa. O material pode ser acessado através do link https://mapbiomas.org/.
A rede também produz materiais em vídeo onde realiza debates para a disseminação da pesquisa e divulga os resultados das análises do monitoramento no canal do YouTube.