Nos dias 21 e 22 de novembro, a Muzzolon & Peritos Associados, em parceria com a Cerrados Consultoria Ambiental, ofereceu a 2ª edição do curso de capacitação técnica na área de perícia judicial ambiental, no Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás. O curso contou com a participação de 24 alunos, em sua maioria profissionais graduados em Engenharia Ambiental e Sanitária.
A equipe de instrutores envolvidos, entre eles Renato Muzzolon Júnior, Luiza Scarpim e Rubens Vicente Mesquita,  ministraram aulas em três módulos de 4 horas cada: Teórico; Prático/Procedimental; e Dinâmico.
Além da explanação sobre procedimentos, prazos e cases em perícias judiciais na área de meio ambiente, o curso contou com a apresentação de dois temas singulares:
1. Os fundamentos da Gratuidade da Justiça em caso de honorários periciais, com enfoque na instrução dos profissionais para o desenvolvimento de trabalhos neste sentido.
Sobre o assunto, Scarpim destaca que ” O frequente desinteresse dos profissionais em realizar perícia sem adiantamento da remuneração representa forte entrave ao deslinde de ações que tratam de matéria ambiental, o que sobretudo tem acarretado prejuízos à coletividade. Neste sentido, o curso traz esta temática como uma oportunidade aos profissionais em exercer a profissão e a cidadania “.
2. A aplicabilidade de ferramentas de geoprocessamento em perícias judiciais, segundo o perito Rubens Vicente Mesquita, profissional Geógrafo, também com formação técnica em mineração.
O curso da Muzzolon & Peritos Associados pretende criar uma rede nacional de peritos, através da inclusão dos alunos ao canal de comunicação criado na 1ª edição do curso, como forma de promover a educação continuada, fomentar discussões e manter os profissionais atualizados sobre o assunto.
O curso contou com a iniciativa da Associação Goiana de Engenheiros Ambientais e patrocínio do CREA-GO.