
O laudo geológico é um parecer técnico-ambiental baseado em uma série de estudos sobre a geologia, hidrogeologia e características geotécnicas do ambiente estudado, que descreve as rochas, solo, aquíferos, águas superficiais, áreas de risco de escorregamentos e o relevo. O objetivo deste relatório é obter a Licença Ambiental para instalação de empreendimentos, construção de residências e funcionamento de comércios, e fazer com que a instalação destes nesta área respeite as restrições do terreno, não expondo o empreendimento ou o meio ambiente a riscos. Além disso, para empreendimentos localizados às margens de corpos hídricos, deverão ser consideradas as respectivas dinâmicas de comportamento das águas do local e de Áreas de Preservação Permanente – APP.
Devido à contínua expansão do setor imobiliário, as exigências de laudos geológicos são cada vez maiores na demarcação de loteamentos urbanos e rurais. De acordo com a regulamentação ambiental, essa análise técnica assume a responsabilidade de determinar se o terreno é adequado para construção civil. Esses laudos também são amplamente utilizados na remediação de áreas contaminadas, atividades de mineração e elaboração de planos diretores urbanos.
A principal função do laudo geológico é determinar as condições geológicas, hidrogeológicas e geotécnicas de uma área específica e avaliar a vulnerabilidade do ambiente subterrâneo e superficial (solo, subsolo e zona de saturação) em relação à ocorrência de nascentes de água, inundações ou filtração de combustíveis líquidos até as águas subterrâneas.
Para entender as limitações do terreno é necessária a elaboração de mapas temáticos para ilustrar a relação entre geologia, hidrogeologia e topografia do local. De acordo com o mapa geológico, determina-se a relação temporal e espacial entre as rochas e os solos da área. A hidrogeologia do local do projeto é mostrada no mapa hidrogeológico, que indica a presença de bacias hidrográficas, rios e lençóis freáticos. A topografia é representada por um modelo digital de elevação de terreno, que exibe elevações, depressões, declives e formas de terreno. O modelo digital de elevação é uma parte fundamental da definição da área de risco de deslizamento de encostas.
Um bom exemplo para compreendermos a necessidade de laudos geológicos é a localização de aterros, postos de gasolina ou residências. Solos muito porosos e rochas fraturadas podem ser uma forma para o chorume do aterro, combustíveis líquidos do posto de gasolina ou resíduos de esgoto doméstico das residências contaminarem o solo, rios e aquíferos. Os laudos geológicos são, portanto, um estudo dentro de todo o processo de Licenciamento Ambiental, e compreendem uma das documentações obrigatórias exigidas pelos órgãos licenciadores, a fim de prevenir acidentes ocasionados por construções feitas em locais inapropriados
Agora que você está ciente da importância dos laudos geológicos, conte com o Grupo Avistar Engenharia para orientá-lo no planejamento deste estudo. Contamos com uma equipe multidisciplinar preparada para realizar estudos geológicas, propor possibilidades e alternativas técnicas para evitar custos desnecessários e garantir a eficácia dos serviços prestados, sempre de acordo com as normas vigentes.