Os recursos minerais, também chamados de minérios, são materiais inorgânicos que ocorrem naturalmente na crosta terrestre e cuja exploração é economicamente viável. Os minérios são amplamente utilizados como matéria-prima para a elaboração de diversos bens que utilizamos no dia-a-dia, desde meios de transporte até eletrodomésticos. Já os chamados recursos minerais energéticos são utilizados para a produção de energia.

O Brasil possui um vasto território constituído de antigas formações rochosas, conferindo grande riqueza e variedade de minerais, especialmente minerais metálicos como ferro, manganês e bauxita. Esses minerais são a base da indústria de mineração do Brasil e desempenham um papel importante na economia do país.

A extração de minerais tornou o Brasil um dos maiores produtores do mundo. A indústria de mineração responde atualmente por 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é desenvolvida principalmente por empresas estrangeiras e nacionais que possuem grande capital para investimento no setor.

No entanto, esses recursos minerais são recursos naturais não renováveis, ou seja, uma vez utilizados, não podem ser repostos. Os recursos não renováveis podem ser subdivididos em duas categorias. A primeira, dos minerais não energéticos, compreende aqueles que podem ser renovados, mas demoram muito para que voltem a ficar disponíveis novamente para exploração, como o fósforo e o cálcio. Por outro lado, a segunda classe, a dos recursos minerais energéticos, são de fato não renováveis, ou seja, uma vez utilizados ficam indisponíveis para sempre, como o urânio e os combustíveis fósseis.

Embora a mineração seja considerada uma atividade inerentemente agressiva à disponibilidade de recursos minerais, é possível alcançar a sustentabilidade em tais atividades exploratórias. Para ter sucesso na exploração, garantir a lucratividade a longo prazo e evitar o esgotamento das reservas, é necessária uma interpretação eficaz dos dados geológicos e o planejamento da exploração.

Portanto, está se tornando cada vez mais importante definir ações e atividades humanas que são projetadas para atender às necessidades atuais da humanidade sem prejudicar o futuro da próxima geração. Assim, os recursos minerais devem ser explorados de forma inteligente, controlada, racional e planejada, para que possam ser mantidos no futuro. Soma-se a isso o fato de que, cada vez mais, os órgãos ambientais formulam regulamentações e leis para conter o abuso desses recursos.

Nos últimos anos, podemos ver uma crescente busca pela substituição destas fontes de energia não renováveis por fontes de energia limpas e renováveis, como eólica, solar, geotérmica e hidráulica, a fim de diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

O Grupo Avistar Engenharia possui uma equipe multidisciplinar pronta para auxiliar sua empresa no entendimento e planejamento de projetos de lavra, monitorando mudanças na demanda, reajustando conceitos e buscando a aplicação de novas tecnologias, visando sempre a otimização da exploração mineral e aproveitamento de materiais antes considerados estéreis, prolongando a vida útil destes bens esgotáveis.