Entrevista com José Augusto Simões: Políticas Públicas e Futuro da Mineração no Paraná
José Augusto Simões fala sobre o impacto da mineração no PIB estadual do Paraná e a importância de novas políticas públicas durante o Workshop de Mineração em Curitiba
Entrevista com Dra. Ariadne Borgo sobre Mineração no Paraná – Workshop ANM-PR
Professora Dra. Ariadne Borgo fala sobre mineração no paraná e a integração entre academia e setor privado no Workshop de Mineração em Curitiba.
Avant Ambiental e CPE Tecnologia ministram treinamento em Tecnologia GNSS RTK
ColabCColaboradores da Coopersanta/Coopermetal aprimoram habilidades com equipamentos de medição da Avant Ambiental e CPE Tecnologia
16 anos Grupo Avistar Engenharia
Grupo Avistar Engenharia completa 16 anos de atividade na área de Consultoria Ambiental
DRENAGEM ÁCIDA DE MINA: IMPACTO AMBIENTAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
O processo de geração da drenagem ácida se origina pelo aumento da acidez em fluidos, principalmente água, em razão da diluição de ácidos gerados durante o processo de oxidação, seja pela dissociação de minerais sulfetados (operações de mineração), ou da oxidação do chorume da matéria orgânica (depósitos de resíduos sólidos urbanos), quando expostos as condições atmosféricas (água e oxigênio). O potencial de geração de acidez depende da reatividade dos materiais e da cinética da oxidação natural, que envolvem fatores químicos e biológicos.
AVISTAR ELABORA LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO-LTCAT PARA CASSOL PRÉ-FABRICADOS
A equipe de segurança do trabalho elaborou Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho-LTCAT para Cassol Pré-Fabricados. O documento tem como objetivo identificar a existência ou não de insalubridade e periculosidade no ambiente de trabalho, para fins de concessão da aposentadoria especial.
UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOLÓGICO EM ESTRADAS FLORESTAIS
Estradas florestais são as vias de acesso às florestas, naturais ou plantadas, cujo tráfego permite a mobilização de mão de obra e dos meios de produção que são utilizados para implantação, proteção, colheita e transporte dos produtos florestais.
CONVIVÊNCIA ENTRE O PEQUENO MINERADOR E LAVRA MECANIZADA – JAZIDA DE BOM FUTURO/RO
A jazida de cassiterita de Bom Futuro foi descoberta em 1986, durante atividade de extração de madeira na região de Ariquemes/RO, e operada de forma irregular até 1990, quando os direitos minerários foram concedidos a Empresa Brasileira de Estanho S.A (EBESA). No ano de 2005, os direitos da exploração mineral foram transferidos por cessão de direito a Cooperativa dos Garimpeiros de Santa Cruz (COOPERSANTA).
AVISTAR PARTICIPA DAS NEGOCIAÇÕES PARA ACORDO DE INVESTIMENTOS NA MINA BOM FUTURO / RONDÔNIA
A mina Bom Futuro produziu mais de 192 mil toneladas de estanho desde a sua descoberta em 1987, sendo a maior mina em produção de estanho no município de Ariquemes/Rondônia, responsável por cerca de 3% do suprimento mundial de estanho nos últimos 30 anos. Os recursos estimados de estanho ainda não explorados de Bom Futuro permitem considerar a mina como uma jazida de classe mundial, entre as 15 maiores do mundo.
AVISTAR INFORMA: BANCO DE CURRÍCULO/ACERVO TÉCNICO
A Avistar informa que está organizando um Banco de Dados de Profissionais formados em Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia de Segurança do Trabalho, Biologia, Ciências Sociais, Geografia e Geologia. O banco é voltado somente para profissionais que possuem acervos técnicos. Interessados enviar resumo do currículo e acervo(os) para [email protected].