13 de julho - Dia do Engenheiro e Engenheira Sanitarista
Confira a entrevista com Bianca Goetzinger, engenheira sanitarista do Grupo Avistar Engenharia
POR QUE SUA EMPRESA DEVE ESTAR ATENTA AO PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL DE OBRA (PCAO)
O Plano de Controle Ambiental de Obra (PCAO) é um documento elaborado a partir de um termo de referência, por profissionais da área ambiental com experiência em supervisão ambiental em obras de engenharia de médio e grande porte.
PARA QUE SERVE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA
A Educação Ambiental nas organizações é uma importante ferramenta para conscientizar todos os colaboradores da importância do desenvolvimento sustentável e de todas as implicações que falhas a este respeito podem causar para a empresa.
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE PLANTIOS COMPENSATÓRIOS
O plantio compensatório é uma condicionante da autorização de supressão vegetal da instalação do empreendimento, de acordo com seu porte e impacto ambiental. Associado as ações de conservação e recuperação, visa a restauração de ambiente originalmente preservado por fitogeografia típica local.
PERÍCIA AMBIENTAL EM FOCO: VOCÊ SABE O QUE É TUTELA AMBIENTAL?
05Segundo o art. 99 do Código Civil, são bens públicos “os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças. Com efeito, a Carta Magna estabelece que não apenas os bens públicos são bens de uso comum, pois aos bens de domínio privado também podem ser atribuídas obrigações para que seus proprietários assegurem a proteção dos aspectos ambientais de suas propriedades de tal sorte que o titular do direito real está obrigado a não degradar as características ecológicas encontradas na sua propriedade.
VOCÊ CONHECE A IMPORTÂNCIA DO RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL?
O Relatório de Controle Ambiental (RCA) é um documento que deve conter informações que permitam caracterizar o empreendimento a ser licenciado. Apresenta levantamentos e estudos que possibilitam uma análise prévia das não conformidades legais (impactos ambientais negativos, fatores de degradação ambiental e passivos ambientais) existentes. É um dos documentos que acompanha o requerimento de licença, quando não há exigência de EIA/RIMA.
AVISTAR REALIZA SERVIÇOS AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA OBRA DE AMPLIAÇÃO DO PÁTIO DE AERONAVES DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU
O Grupo Avistar Engenharia foi contratado, em 2019, pela Squadro Construtora & Incorporadora para realizar serviços ambientais e de segurança do trabalho na obra de ampliação do pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – PR.
LÂMPADAS FLUORESCENTES USADAS SERÃO RECOLHIDAS EM TODO O PARANÁ
Mais de 1 milhão de lâmpadas fluorescentes inservíveis armazenadas nas prefeituras paranaenses serão recolhidas nos próximos 180 dias. A iniciativa ocorre em cumprimento ao Termo de Compromisso – Logística Reversa de Lâmpadas pós consumo – Passivo ambiental – Recolhimento – firmado entre em 28 de abril de 2020, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Foro Central da Comarca da Região de Metropolitana de Curitiba, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU) e a Associação Brasileira para Gestão de Logística Reversa de Produtos de Iluminação – RECICLUS.
CONTROLES E INDICADORES AMBIENTAIS DE OBRA RODOVIÁRIA COM USO DO BI NA GESTÃO AMBIENTAL
Controles e indicadores são ferramentas essenciais na gestão ambiental de uma obra de grande porte. Além dos indicadores de desempenho ambiental, definidos por um índice de qualidade, por exemplo, outros indicadores são necessários para o entendimento dos diversos processos presentes e, principalmente, de suas eficácias.
GRUPO AVISTAR ELABORA PLANO DE DESATIVAÇÃO DE TANQUES DE COMBUSTÍVEIS SUBTERRÂNEOS
O Grupo Avistar Engenharia elaborou um Plano de Desativação de 03(três) Tanques de Combustíveis Subterrâneos para uma prefeitura localizada no interior do Estado do Paraná. O documento forneceu diretrizes e orientações para a atividade de remoção dos tanques subterrâneos e dispositivos, alocados em um posto de abastecimento inativo no pátio interno da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), em área aberta e sem obstruções.