As ações de educação ambiental desenvolvidas nas obras de saneamento básico dos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, em Florianópolis, já alcançaram mais de 1600 estudantes da rede pública.
O trabalho faz parte do programa socioambiental da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), executado com o apoio da equipe de biólogos e educadores ambientais do Grupo Avistar Engenharia.
O programa tem como missão preparar a comunidade local para a implantação da infraestrutura sanitária, promovendo a mediação de interesses, a divulgação antecipada de informações e a construção de um ambiente de diálogo entre empresas privadas, companhia e moradores.
Ações da Avistar fortalecem vínculos entre educação ambiental e comunidade
Desde julho de 2021, a equipe do Grupo Avistar Engenharia tem atuado ativamente nas ações de educação ambiental do programa, contribuindo diretamente com a criação de vínculos positivos entre a população e a obra.
Para a bióloga e educadora ambiental Jéssica Mancio, da Avistar Engenharia, “alguns locais acabam tendo resistência, pois as pessoas possuem muitas dúvidas sobre o saneamento básico. É nas atividades de educação ambiental, que conseguimos passar informações importantes e relevantes sobre saneamento, e as crianças levam essas informações para suas famílias, tornando a receptividade das obras mais positiva.”
Assim, as atividades desenvolvidas em escolas municipais de ensino fundamental e médio, além de projetos sociais da região, ganham papel estratégico na transformação da realidade socioambiental. Pois elas fomentam a participação ativa da comunidade e a construção de valores voltados à conservação ambiental, cidadania e democracia.
Atividades pedagógicas: arte, conscientização e cidadania
As ações pedagógicas são desenvolvidas por profissionais do Grupo Avistar Engenharia com o objetivo de aproximar a comunidade dos temas ligados ao saneamento. Por isso, a abordagem contempla diferentes temas, como a importância da água, o funcionamento do sistema de esgoto e os desafios da universalização do saneamento.
Com uso de linguagem acessível e metodologias criativas, são realizadas oficinas de arte e trabalhos manuais, vídeos educativos, palestras, gincanas e atividades de mobilização. Em quase quatro anos de atuação, a equipe já conduziu mais de 88 ações em quatro escolas básicas da capital (EBM Donícia Maria da Costa, EBM José do Valle Pereira, EEB Profa. Laura Lima e EBM Marcolino José de Lima) e em dois projetos sociais: Bairro Educador (Monte Verde e Barreira do Janga) e Conselho Comunitário do Saco Grande (COMOSG).
Vale destacar que todas as atividades do programa contam com aprovação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e da Secretaria Municipal de Educação, garantindo alinhamento técnico e pedagógico ao currículo escolar.
Fonte: Ascom/ Com a colaboração do jornalista Renato Botteon/ fotos: Programa socioambiental